Translate

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

CENSURA POSTAL FRANCESA – ENVELOPE CIRCULADO – DE PARIS (FRANÇA) PARA – BUENOS AIRES (ARGENTINA) – ANO DE 1916 - PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL



Hoje vamos analisar e estudar o envelope circulado enviado da Franca com censura militar francesa época primeira guerra mundial para Argentina. Nota – se que o envelope está endereçado a administração da revista “PLUS ULTRA” revista tradicional da Argentina que circulou durante o período de 1916 – 1931, de publicação mensal, com matérias sobre cultura, literatura e cotidiano da sociedade Argentina. 

Fig.1. Envelope circulado de Paris (FRANÇA), para Buenos Aires (Argentina), tendo sido censurada em seu trajeto. Datada de saída de 21.09.1916, com chegada no destino datada de 17.10.1916. Apresenta etiqueta "CONTROLE POSTAL MILITAIRE", censura francesa, em papel grosso não transparente, sobreposta com selo e carimbos de saída e 2 carimbos de censura militar francesa (OUVERT - 357) = ABERTA, referente a identificação interna do censor. Já no verso do envelope, carimbos de chegada, carimbo de censura militar francesa e uma numérica (396). (Coleção C.B.B.).
 
Fig.2. Verso do envelope com a etiqueta de censura francesa " Controle Postal Militaire" com carimbo de censura francesa utilizada durante a Primeira Guerra Mundial ano de 1916.


REFERÊNCIA:
- http://marcophilie.org/index.html (Site francês especializado em carimbologia);
- http://ww2postalhistory.bl.ee/principal_fr.php?activ=01 (Site sobre os correios franceses durante a 2º Guerra mundial).

Nenhum comentário:

Postar um comentário