Translate

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

CARTÃO POSTAL – PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL – PORTE DE BAVAY EM MAUBEUGE NA FRANÇA – OCUPAÇÃO ALEMÃ - ANO DE 1914



Hoje vamos analisar e estudar o Cartão Postal circulado de Maubeuge - França com carimbo circular da sede de ocupação militar da Alemanha. Nota – se na imagem do cartão postal onde retrata os saudados alemães durante a ocupação do Porte de Bavay.

A ocupação do Porte de Bavay se deu devido ao Cerco a Maubeuge que foi uma batalha ocorrida entre 24 de agosto a 7 de setembro de 1914, ocasião em que as guarnições francesas finalmente se renderam às tropas alemãs no início da Primeira Guerra Mundial, na Frente Ocidental.

Cartão Postal circulado de Maubeuge (FRANÇA), para (Alemanha). Sobreposta com carimbos da sede da ocupação militar Alemã (KOMMANDANTUR MAUBEUGE – KAISERRL.), e carimbo de saída (MAUBEUGE – FRANKREICH – 13.06.16). Na imagem do cartão postal, podemos ver os soldados alemães no Porte de Bavay em Maubeuge na França durante a sua ocupação.. (Coleção C.B.B.).

Verso do Cartão Postal e seus carimbos

 Abaixo segue mapa alemão sobre Maubeuge na França:

Mapa do cerco a Maubeuge na França pelos Alemães durante a Primeira Guerra Mundial

REFERENCIAS: 
-      http://www.momentosdehistoria.com/index.html (Site português com excelente conteúdo para pesquisa sobre a primeira grande guerra);
-       http://www.historyofwar.org/articles/siege_maubeuge.html (Site “Military History Encyclopedia on the Web”)
-       http://meuscartoeseselospostais.blogspot.com.br/ (Site do Professor Wilson de Sousa Oliveira);
-       http://digi.landesbibliothek.at/viewer/ (Site oficial da Biblioteca Digital onde podemos encontrar livros digitalizados na íntegra sobre diversos assuntos “The digital State Library of Upper Austria” );
-      https://pt.wikipedia.org/wiki/Plano_Schlieffen (Site de pesquisa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário