Translate

sábado, 28 de novembro de 2015

CENSURA POSTAL SUIÇA / GENEBRA – ENVELOPE CIRCULADO – DE ORAN (ARGÉLIA) PARA O COMITE INTERNACIONAL DA CRUZ VERMELHA - GENEBRA (SUIÇA) – ANO DE 1943



Hoje começo a postar alguns envelopes (história postal) da minha coleção com breves comentários a respeitos das suas trajetórias, tipos de carimbos, tipos de envelopes e censura postal no Brasil e no mundo.

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) é uma organização humanitária, independente e neutra, que se esforça em proporcionar proteção e assistência às vítimas da guerra e de outras situações de violência.

O emblema da Cruz Vermelha tornou-se um símbolo internacional da causa humanitária, protegido pela Convenção de Genebra

Com sua sede em Genebra, Suíça, possui um mandato da comunidade internacional para servir de guardião do Direito Internacional Humanitário, além de ser o órgão fundador do Movimento da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.

No seu constante diálogo com os Estados, o CICV insiste continuamente no seu caráter neutro e independente. Somente sendo assim, livre para atuar de forma independente em relação a qualquer governo ou a qualquer outra autoridade, a organização tem condições atender aos interesses das vítimas dos conflitos, que constituem o centro da sua missão humanitária.

Nota – se que o envelope em questão tem como destinatário o Comitê Internacional da Cruz Vermelha em Genebra – Suica, sendo no seu trajeto censurado com a etiqueta de censura dos correios britânicos.

A censura britânica se expandiu no correio colonial e domínio britânico em postos de censor nos seguintes lugares: 

Domínios: Austrália, Canadá, Terra Nova, Nova Zelândia, Rodésia do Sul (não um domínio, mas supervisionado pelo escritório Dominion) e da União da África do Sul;

Colônias: Aden, Antigua, Ascension Island, Bahamas, Bahrain, Barbados, Bermudas, Ceilão, Chipre, Dominica, Egito, Ilhas Falkland, Fiji, Gâmbia, Gibraltar, Ilhas Gilbert e Ellice, Gold Coast, Granada, Guiana Inglesa, Honduras Britânicas, Hong Kong, Jamaica, Quênia, Malásia, Malta, Ilhas Maurícias, Montserrat, Novas Hébridas, na Nigéria, Bornéu norte, Rodésia do Norte, Niassalândia, Palestina, Penang, St. Helena, Santa Lúcia, St. Kitts e Nevis, São Vicente, Sarawak, Seychelles, Serra Leoa, Ilhas Salomão britânicas, Somália, Sudão, Tanganyika, Trinidad, Tonga, Uganda, Ilhas Virgens e Zanzibar.
 
Envelope circulado da Argélia (ALGERIE FRANCAISE), Cidade de Oran para a Genebra (Comitê Internacional da Cruz Vermelha), Suíça, tendo sido censurada em seu trajeto. Datada de 22.01.1943, com chegada no destino indefinido. Apresenta etiqueta "OPENED BY – EXAMINER 7603", censura britânica, em papel claro, com pequena anotação P.C.90, sobreposta aos selos em par e carimbos de saída. Com marca oval na cor roxa com as letras “A.X." referente a identificação interna do censor. (Coleção C.B.B.).

Verso do envelope

 REFERÊNCIAS:
 
- MEIFFERT, Jürgen. Zensurpost in Brasilien. Katalog der Zensur-und Prüferstempel, Verschlusszettel und Zensur-Beanstandugszettel (1917 - 1972). 2. ed. Lohmar: Arbeitsgemeinschaft BRASILIEN e.V. im BDPh e.V., 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário