Translate

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

CATÁLOGOS ESPECIALIZADOS EM CENSURA POSTAL DA ALEMANHA E BRASIL – ZENSURPOST KATALOG

Primeiramente, dedico esta publicação aos amigos filatelistas e aos colecionadores de História Postal em particular a censura postal alemã e brasileira período guerras.

A Censura Postal é uma prática antiga, geralmente ela está ligada a espionagem e aos serviços de inteligência . Tanto o serviço postal civil e do correio militar podem estar sujeitos a censura, e muitas vezes são diferentes organizações que realizam a censura em correspondências.  O estudo da Censura Postal está sujeita à filatelia no ramo da História Postal . Abaixo uma miscelânea de carimbos de censuras postais utilizados em várias épocas:




Em publicação muito interessante do Professor Wilson de Oliveira Neto, podemos verificar os centros de censura postal na Alemanha período segunda guerra mundial (Zweiter Weltkrieg), abaixo a tabela para a consulta:

Tabela com os centros de censura postal na Alemanha período Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
CATÁLOGOS DE CENSURA POSTAL:

1. Uma das melhores referencias em censura postal no Brasil, podemos citar a obra o catálogo ZENSURPOST IN BRASILIEN, contem mais de 200 páginas com carimbos que contam um pouco da história postal brasileira como a participação do Brasil na 1º e 2º Guerra Mundial, revoltas e revoluções ocorridas em nosso país. O catálogo trás a classificação das medidas de censuras, se não vejamos:

Capa do catálogo

A. CARIMBOS DE CENSURA: (Carimbos triangulares, carimbos retangulares, carimbos circulares, carimbos ovais, unilineares, bilineares, trilineares, quatrolineares e seislineares);

B. CARIMBOS DE INSPETOR: (Carimbos circulares, carimbos ovais, letras individuais, carimbos numéricos sem cercadura e carimbos retangulares);

C.  TIRAS DE FECHAMENTO: (Com brasão e texto padronizado, com brasão e texto diferente, sem brasão e texto padronizado, sem brasão e texto padronizado e indicação do local, censura policial, tiras com texto diferente, tiras sem sobrecarga (tira auxiliar), tiras sem sobrecarga, mas com carimbo de censura carimbado nela, tiras com texto padronizado na 2º Guerra Mundial e tiras da Força Expedicionária Brasileira (F.E.B).   


2. Überwachung des Auslandsbriefverkehr während des II. Weltkrieges – Este catálogo é especializado em correspondência censuradas na Alemanha período Segunda Guerra Mundial, são mais de 220 páginas, volume 88, com data de lançamento em 2004. Para quem tem correspondências com censuras alemãs já dá para ter uma ideia dos carimbos de censura específicos e únicos!

Capa do catálogo

Capa do catálogo

3. Die Zensur von Zivilpost im 2. Weltkrieg – A censura postal civil durante a Segunda Guerra Mundial, esta obra contém 452 páginas,  onde o autor cataloga notas de censura utilizados pelos laboratórios (escritórios) estrangeiros e outros censores na Alemanha e nos territórios ocupados descritos e avaliados (em pontos).

Landsmann: Die Zensur von Zivilpost im 2. Weltkrieg
Capa do catálogo
REFERÊNCIAS:

- http://meuscartoeseselospostais.blogspot.com.br/ (Um dos mais completos blogs a respeito da história postal alemã e brasileira, criado pelo amigo e colecionador Professor Prof. MSc. Wilson de Oliveira Neto;

-http://www.wernerzielnet.com/epages/61055382.sf/de_DE/?ObjectPath=Categories (Aqui o colecionador poderá achar alguns dos catálogos à venda); 

- MEIFFERT, Jürgen. Zensurpost in Brasilien. Katalog der Zensur-und Prüferstempel, Verschlusszettel und Zensur-Beanstan1qw\dugszettel (1917 - 1972). 2. ed. Lohmar: Arbeitsgemeinschaft BRASILIEN e.V. im BDPh e.V., 2012. (Catálogo alemão de censura postal no Brasil);

http://www.postalcensorship.com/ (Site dedicado a censura postal em geral);

http://www.sppaulista.com.br/newsdesk_info.php?newsdesk_id=569 (" Censura Postal, 1917 a 1930", o Sr. Rubem Porto Jr.). 

4 comentários:

  1. Meus cumprimentos pela postagem e pelos conteúdos publicados. O tema é muito interessante e um convite ao estudo de história postal.
    Um grande abraço e até mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado você Professor pela ajuda e orientação sobre a censura postal Alemã! Abraços amigo!!!

      Excluir
  2. Maravilhoso o artigo!
    Continue assim!
    Sua paixão pela historia postal e pela filatelia é claramente transmitida no seu blog!

    ResponderExcluir