Translate

sábado, 6 de junho de 2015

RECIFE COMEMORA OS 85 ANOS DA PRIMEIRA VIAGEM DO ZEPPELI RELIZADO EM 22.05.1930!



Hoje o blog retorna as suas atividades depois de alguns meses de parado, peço desculpas aos amigos leitores e seguidos do blog, devido a várias viagens a trabalho e pelo curto espaço de tempo, estarei voltando a partir de hoje a postar regularmente! 

Aos amantes da filatelia temática e em especial Zeppelin, esse é um dos eventos mais importantes e um marco histórico na cidade do Recife onde se deu a chegada do famoso Graf Zeppelin.

Há exatamente 85 anos, em 22 de maio de 1930, o dirigível Graf Zeppelin fazia sua primeira viagem ao Recife, sendo também o primeiro veículo aéreo a cruzar o Oceano Atlântico, vindo da Europa para a América Latina. 

Em comemoração à data, foi lançado, no dia 22.05, o livro "O Zeppelin no Recife", reunindo imagens sobre a passagem do dirigível pela cidade. O lançamento será a partir das 19h, no Museu da Cidade do Recife, no Forte das Cinco Pontas, bairro de São José.



O livro traz 30 imagens selecionadas pelo historiador Dirceu Marroquim e pelo artista plástico Jobson Figueiredo. Elas fazem parte dos acervos do Museu da Cidade e de Figueiredo, que também foi responsável por uma restauração na torre de atracação do Zeppelin, que fica no Parque do Jiquiá, Zona Oeste do Recife. 

De acordo com a Prefeitura da cidade, a torre é o único equipamento de atracação de dirigível ainda de pé no mundo. As imagens também fazem parte de uma exposição que ficará no museu até o próximo 26 de junho. A mostra contará também com projeções, fotografias e músicas da década de 30, recriando o clima do Recife quando o Zeppelin passou pela cidade.


O Graf Zeppelin tinha 236 metros de comprimento e realizou grandes viagens no início do século 20. No Recife, a tripulação e os passageiros do dirigível desembarcavam e ele era reabastecido com gás e suprimentos. Para receber a primeira visita do Zeppelin, o Recife passou meses se preparando: o prefeito à época, Francisco da Costa Maia, chegou a decretar feriado municipal. Cerca de 15 mil pessoas foram até o Jiquiá acompanhar a chegada do dirigível, de acordo com registros de jornais da época.

Torre do Zeppelin fica no Parque do Jiquiá, na Zona Oeste do Recife

Resultado de imagem para livro zeppelin EM RECIFE

ZEPPELIN NO RECIFE – Organizadores: Dirceu Marroquim e Jobson Fiqueiredo, Editora: Poço Cultural, com 62 páginas.
img_alt
Graf Zeppelin no campo de Jequiá,  Recife - Pernambuco
 

EXPOSIÇÃO: 

Lançamento do livro e exposição "O Zeppelin no Recife"
Nesta sexta (22), às 19h, no Museu da Cidade do Recife (Forte das Cinco Pontas, São José). Entrada gratuita.
Exposição "O Zeppelin no Recife"
De 22 de maio a 26 de junho
Visitação de terça a sábado, das 9h às 17

O LIVRO:

ZEPPELIN NO RECIFE – Organizadores: Dirceu Marroquim e Jobson Fiqueiredo, Editora: Poço Cultural, Valor: R$ 30,00, com 62 páginas. 

REFERÊNCIAS:

Nenhum comentário:

Postar um comentário