Translate

domingo, 4 de janeiro de 2015

LITERATURA FILATÉLICA – DIAMANTINA – UMA HISTÓRIA FILATÉLICA COMPILADO POR R. KOESTER

Aqui vai mais uma dica do excelente trabalho realizado pelo R. Koester em seu trabalho denominado “ Diamantina”, livro lançado em comemoração do Cinquentenário do Clube Filatélico do Brasil, edição de 1981.

Nesta obra o filatelista vai ter a oportunidade de conhecer em profundidade  esta obra que trata da carimbologia e a história de Diamantina que é considerada como a “pequena Paris” localizada no interior de Minas Gerais.

Ademais, o leitor vai encontrar uma fonte riquíssima de história do Brasil em particular, a história postal dessa localidade bem como relatos de historiadores de renome  com o intuito de recriar um pouco da atmosfera reinante dos séculos XVIII e XIX.


Podemos ainda notar nessa obra a quantidade de imagens e carimbos que o Autor nos proporciona em sua extensa pesquisa, nesta obra contém textos em português e inglês respectivamente contendo 117 páginas. 

Carimbos de Diamantina sem o “V” de “Villa”, antes era utilizado. 
Carimbo de Diamantina tipo francês de partida datado de 25 de fevereiro de 1887 Obliterador mudo sobre selo RHM34 e carimbo de passagem no verso de Ouro Preto e chegada no Rio de Janeiro em 13 de março de 1877 - ambos do tipo francês.
1866-20 réis, Dom Pedro II, “denteado” cor ardósia com carimbo “DIAMANTINA” em sépia.
Carta pré-filatélica de Diamantina de 20 de agosto de 1841, para o Rio de Janeiro, com porte de 120 Réis.

Capa do livro "Diamantina"


Essa obra hj considerada rara, pode ser adquirida nas lojas especializadas em filatelia e com comerciantes filatélicos, abaixo nas referências irei indicar os links dos principais comerciantes filatélicos para quem tem interesse em ter em sua biblioteca especializada

REFERÊNCIAS:

- DIAMANTINA – UMA HISTÓRIA FILATÉLICA COMPILADO POR R.KOESTER (Livro editado em 1981 sobre DIAMANTINA - Uma história filatélica de Reihold Koester. Com 117 páginas, ilustrações em preto e branco de peças filatélicas de Tejuco e Diamantina e em português e inglês. Leitura agradável);

Nenhum comentário:

Postar um comentário