Translate

sexta-feira, 31 de julho de 2015

EXPOSIÇÃO FILATÉLICA INTERNACIONAL – MONACOPHIL 2015 – DE 3 a 5 DE DEZEMBRO DE 2015



Aqui vai mais uma dica da exposição filatélica internacional que acontecerá em Mônaco nos dias 3 e 4 de Dezembro, o local da exposição acontecerá no Musée des Timbres et des Monnaies numa organização do Club de Monte-Carlo, cujo Presidente Patrick Maselis, é também o Comissário Geral desta exposição. 

Como tema, a exposição de 2015 comemora o 100º aniversário da última expedição Polar do Príncipe Albert I, e a organização é parceira oficial do “Ano Cultural da Rússia, no Mónaco”, evento praticamente imperdível para os colecionadores e filatelistas em particular os colecionadores de Mônaco.

Cartaz da exposição MonacoPhil 2015

Capa da exposição MonacoPhil que terá famoso selo da Guiana Britânica
Capa da exposição MonacoPhil em comemoração ao 100º aniversário da última expedição Polar do Príncipe Albert I

Sobre a história do Club de Monte Carlos, o texto a seguir foi traduzido para que o leitor possa entender como foi formado e sua origem:

Em 1998, Alexander D. Kroo sugeriu a idéia de criar uma organização filatélico com o príncipe Rainier III. Seu objetivo era unir todos os colecionadores que tinha convocado no Principado a expor as principais raridades filatélicas. Ele não desejava criar ainda uma outra associação filatélica em Mônaco, mas um clube de elite verdadeiramente internacional.  

No ano anterior, 1997, Alexander Kroo havia proposto para o gerente geral do escritório des Emissions de Timbres-Poste (Carimbo emissão escritório de Mónaco) que a exposição planejado para marcar o 60º aniversário da OETP poderia ser combinada com um evento adequado para comemorar os  sete séculos da dinastia Grimaldi, em Mónaco.     

Srs Kroo e Fissore, posteriormente, decidiu organizar um evento de grande prestígio com dimensão internacional. Eles iriam convidar várias administrações postais e apontar para a excelência, reunindo cerca de cem verdadeiras jóias filatélicas. Estes "100 of the World's Rarest Stamps and Philatelic Documents" foram fornecidos por 100 instituições e colecionadores particulares de renome, com cada instituição ou colecionador de apresentar uma raridade. Este evento marcou o evento "primeiro", e foi especialmente bem recebido e complementada por um catálogo de luxo, em que cada item foi ilustrado e descrito de uma forma informativa. Mais de 3500 cópias foram vendidas, o que é excepcional para uma publicação técnica desta natureza.           

A exposição foi muito bem sucedido, com ambos os participantes e aparente público a apreciar esta mistura de excelente clássico filatelia combinado com produtos comerciais modernas. Além disso, diversos colecionadores ilustres, que concordaram em apresentar uma raridade no Museu de Timbres et des Monnaies (Carimbo e Coin Museum), ao lado de um item excepcional pertencentes a Sua Majestade a Rainha Elizabeth II e da coleção de HSH O Príncipe do Mónaco, expressou sua esperança de que este evento seria realizado novamente.         

Alexander Kroo entrevistou cada um dos expositores. Mais de dois terços deles concordaram que este evento deve ser repetido e que um grande prestígio associação deve ser formada. Levaria mais de um ano para criar o Club de Monte-Carlo de l'Elite de la Philatelie. Foi deliberadamente decidiu limitar a adesão às instituições e cerca de cem grandes colecionadores. H.S.H. Príncipe Rainier III, que apoiou a iniciativa, designou a Diretoria por decreto soberano e consentiu ao Clube sendo situados no Musee des et des Timbres Monnaies.            

Em um esforço para promover a filatelia, a segunda edição da exposição "100 do mundo Rarest selos e documentos Filatelia" foi realizada 12-14 fevereiro de 1999, em conjunto com uma feira de filatelia tradicional. Foi durante este evento, marcado mais uma vez por um jantar de gala presidida pelo HSH o príncipe do Mónaco, que o Club de Monte-Carlo foi criada oficialmente.               

Monacophil, como uma grande Exposição Internacional de Filatelia, provou ser um grande sucesso e foi realizada novamente em 2000, 2002 e 2004. No ano simbólico de 2000, a Unione Filatélica Lombarda foi o convidado de honra nas comemorações do centenário de sua criação. O edifício adjacente utilizada para a Coleção Melhores Carros Monaco abrigava uma exposição de quadros de qualidade superior. Em 2002 e 2004, as federações nacionais e associações conhecidos foram convidados, cada um deles exibindo cerca de dez frames, com cada coletor selecionada proporcionando um quadro.       

Cada nova iniciativa tem sido uma adição bem-vinda para as Antiguidades do Mundo e da feira comercial. "Monacophil 2006" foi assim marcado pela contribuição mais activa dos membros do Clube. O evento de 2006, na verdade, incluiu 80 quadros de federações e associações (no Salle du Canton), com mais de 250 quadros de coleções de membros (pelo Monaco Coleção Melhores Carros). Em 2006 Jean Fissore introduziu uma outra inovação, pela adição de uma exposição colectiva de prestígio ao evento, destinado tanto a informar o público e oferecendo uma referência no sector. Esta primeira exposição coletiva foi dedicada a Estados Pontifícios.              

No entanto, os preparativos para a edição de 2006 reuniu-se com uma série de contratempos. 2005 foi marcado pela perda de duas figuras importantes. Alexander Kroo e Príncipe Rainier III faleceu e deixou para trás uma grande lacuna. A fim de assegurar a continuidade, em Setembro de 2005, o HSH Príncipe Albert II nomeou H.E. Jean Fissore como Presidente. Em fevereiro de 2009, após a trágica morte de H.E. Jean Fissore, H.S.H. Príncipe Albert II nomeou Patrick Maselis como o novo presidente.               

No Monacophil 2009, a exposição colectiva foi dedicada à filatelia belga, enquanto os eventos subseqüentes foram sobre a filatelia do Reino Unido, o Reino da Suécia e da literatura filatélica.

Monacophil 2015 vai colocar as coleções dos próprios e Polar Filatelia Os sócios do clube nos holofotes.
Um catálogo especializado sobre Polar Filatelia será publicado.             

O Club de Monte-Carlo espera que todos estes esforços serão apreciados, e congratula-se com filatelistas de allover do mundo em Monaco para desfrutar de uma experiência inesquecível filatélico.

O Conselho de Administração do Clube de Monte-Carlo           

Na 10ª edição da «MonacoPhil 2015» vai contar com vários patrocinadores e apoios do Office des Timbres de Mônaco, da F.E.P.A - Federation of European Philatelic Associations, da AIJP - Association Internationale des Journalistes Philatéliques, e da FFAP - Fédération Française des Associations Philatéliques. Estarão em exposição as 100 maiores raridades filatélicas do mundo, que fazem parte das coleções do Príncipe Albert II, do Mónaco, da Rainha Isabel II, de Inglaterra, de dez Museus Postais, e de membros do Club de Monte-Carlo, onde estará também em exposição ao público o famoso selo da Guiana Britânica..       


REFERÊNCIAS E PATROCINADORES DO ENVENTO:
- http://www.oetp-monaco.com/ (Office des Timbres – Mônaco);
- http://www.monacophil.eu/en/club.html (Link com a história do Clube de Monte-Carlo)
- http://www.monacophil.eu/en/index.html  (Site oficial da exposição);
- http://www.monacophil.eu/en/BondesouscriptionGB2015.pdf (Link para requerer o catálogo).

2 comentários:

  1. Olá Cristian, deverá ser uma bonita exposição, parabéns pelas interessantes postagens, abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo! Muito obrigado pelo comentário! Estarei sempre colocando postagens relacionada a filatelia em geral. Abraços!

      Excluir