ACIMA: O armazém ainda mantém o estilo dos anos 1870 da
antiga E. F. D. Pedro II. Nesse sentido, tem traços arquitetônicos que lembram
muitas das estações e armazéns dessa época e que ainda estão em pé (Foto
Ricardo Corte, janeiro de 2012).
O "correio ambulante" se
caracteriza pelo fato de a correspondência ser coletada e/ou feita sua triagem
durante o transcurso do encaminhamento postal.
Tradicionalmente tal denominação é
fornecida aos próprios agentes postais que fazem esse tipo de serviço.
Para efeitos de definição,
consideraremos como "ambulante" toda forma de correspondência coletada,
triada e distribuída durante o percurso. O meio mais usual é o ferroviário,
pelo fato de ser este um dos primeiros e mais importantes meios de transporte e
comunicação disseminados.
As ferrovias, durante muito tempo,
constituíam a rede postal básica, sendo apenas complementada pelo transporte
fluvial ou marítimo ou mesmo terrestre. O correio brasileiro, até recentemente
em meados da década de 1960, utilizava de agências postais instaladas em vagões
de trem, as quais durante o percurso executavam a triagem, recebimento e
distribuição de correspondência ao longo das linhas ferroviárias. Não existiu
emissão de selos para este fim específico, entre nós, sendo usado selos comuns,
ordinários e comemorativos, e até mesmo inteiros postais.
Uma coleção temática, neste caso se
utilizaria das marcas postais deixadas nas correspondências, especialmente os
carimbos. Certamente poderia demonstrar as linhas férreas existentes, seus
vários ramais, evidenciando vários aspectos da vida cotidiana naquela época,
pois diversas cidades foram surgindo ao longo das vias férreas, devida à
importância econômica desse meio de comunicação.
A própria decadência do sistema ferroviário, pode ser demonstrada pelos ambulantes. As marcas postais, entre as quais os carimbos utilizados, ainda não foram totalmente estudadas, existindo pequena bibliografia a este respeito.
Encontra-se aberta a possibilidade de
se relacionar as linhas férreas, datas de criação das agências (os primeiros
carimbos, após a inauguração, e sua evolução através do tempo), os ramais, as
rotas seguidas pelas correspondências, setores e demais detalhes dos correios
ambulantes em nosso país.
Referências:
1. Aqui vai uma excelente dica a
respeito da carimbologia usada no correio ambulante em especial na cidade do
Rio de Janeiro, site elaborado pelo mestre em carimbologia o Sr. Paulo Novaes - http://agenciaspostais.com.br/
;
2. Outra excelente fonte de
pesquisa e entendimento sobre a Carimbologa, é o livro do amigo e mestre em
carimbologia Sr. Victor Petrucci – Carimbos Postais Brasileiros Período Republicano,
esta obra de excelente qualidade e com muitas ilustrações contem 131 páginas.
Contato para fazer o pedido do livro: victorpetrucci2012@gmail.com
3. Aqui no site dos correios
poderemos notar um breve histórico da história postal brasileira: http://www.correios.com.br/sobre-correios/a-empresa/historia
4. Aqui nesse link o leitor
poderá conferir os diversos tipos de carimbos do correio ambulante na cidade de
Ouro Preto – MG, trabalho este realizado pelo Sr. Everaldo Santos: http://www.clube-filatelico-do-brasil.com/news/os-carimbos-imperiais-de-ouro-preto-por-everaldo-santos/
5. Atualmente temos o site http://www.estacoesferroviarias.com.br/
, de Ralph Mennucci Giesbrecht, de excelente qualidade, com milhares de
informações e obrigatório aos filatelistas ferroviários.
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Filatelia - História Postal - Carimbologia
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quarta-feira, 23 de julho de 2014
CORREIO AMBULANTE OU CORREIO FERROVIÁRIO – CARIMBOLOGIA (RAILWAY CANCELS)
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