Translate

sábado, 21 de novembro de 2015

EXPOSIÇÃO / PALESTRA REALIZADA EM 26 DE SETEMBRO DE 2015 PELO FILATELISTA SR. JOSÉ LUIZ SAMPAIO TORRES FEVEREIRO DENOMINADA "ACORDOS POSTAIS BILATERAIS DO SÉC. XIX” NA SEDE DA SPP




Hoje vamos divulgar com grande satisfação a exposição / palestra denominada "Acordos Postais Bilaterais do Séc. XIX" tendo como palestrante o filatelista Sr. José Luiz Sampaio Torres Fevereiro realizada na Sociedade Philatelica Paulista em 26 de setembro de 2015. 

Importante salientar que todo o material que foi colocado em exposição se encontra na íntegra no site da SPP, são diversas as imagens para que o colecionador tenha como base de estudo e conhecimento sobre o tema, imperdível. 

Transcrevo abaixo, a matéria sobre a exposição / palestra publicada pela Sociedade Philatelica Paulista:

Tivemos a satisfação de receber no último sábado 26 de setembro de 2015, o Sr. José Luiz Sampaio Torres Fevereiro, presidente da ABCF e conceituado comerciante filatélico.

Com enorme desprendimento Sr. Fevereiro com é mais conhecido em nosso meio se deslocou do Rio de Janeiro para apresentar seus estudos e pesquisas sobre "Os Acordos Postais Bilaterais do Séc XIX".                             

Com conhecimento ímpar sobre o assunto Fevereiro discorreu de maneira clara, sobre as diversas características desse capítulo da história postal mostrando diversas peças que confirmavam os diversos portes dos acordos com Inglaterra, França, Itália e Alemanha.

Além de conhecimento filatélico postal Sr. Fevereiro mostrou conhecimento histórico do período em que se englobou a sua apresentação, diluindo qualquer dúvida do grande número de associados presentes a sua apresentação.                           

A Sociedade Philatelica Paulista parabeniza o Sr. Fevereiro pela brilhante e competente apresentação!!!!

Abaixo algumas peças apresentadas na exposição:

Carta circulada em 1876 de Pernambuco para Buenos Aires por navio francês porteada em 440Rs de acordo com o 2º porte previsto na Convenção Brasil - França de 1860 reajustada em 1871, com pares de selos de 200Rs e 20Rs D. Pedro barba preta.
Carta circulada em 1865 da Áustria para o Rio de Janeiro sem porte previamente pago, com a marca de intercambio "F/21" batida em preto e lançamento de porte no Brasil de 430Rs em lapis de cera azul, correspondente ao 1º porte de acordo com o previsto na Convenção Postal Brasil - França de 1860. Interessante carimbo "8" batido em preto, que seria o porte de 8 decimos entre a França e o Brasil, devidamente anulado porque na origem as cartas da França teriam que ser porteadas com selo e ademais esta carta não era da França e sim da Áustria. Rara e muito bem conservada.

Carta circulada em 1874 do Rio de janeiro para a França porteada em 640Rs de acordo com o 2º porte previsto na Convenção Brasil - França a partir de 1871 para cartas transportadas por navios franceses, com 2 selos de 200Rs, 2 selos de 100Rs e 2 selos de 20Rs D.Pedro barba preta. Raro.
circulada em 1876 de Hamburgo para o Maranhão, via Southampton, sem porte pago na origem, que deveria ser de 8 Groschen, carimbo denotativo da insuficiência "Unfranknt" batido a preto e porte pago à chegada de 500Rs de acordo com o previsto no Acordo Postal Brasil - Alemanha de 1873 para cartas transportadas através de portos de terceiros países sem o prévio pagamento. Muito raro!

REFERÊNCIAS:

-  http://www.sppaulista.com.br/ (Site oficial da Sociedade Philatelica Paulista);
- http://www.sppaulista.com.br/newsdesk_info.php?newsdesk_id=640  (Link direto a matéria e cobertura completa da exposição / palestra, contendo fotos e os slides da apresentação).;
- http://www.fevereirofilatelia.com.br/  (Visitem também a página do Sr. Fevereiro na internet no site, onde as peças apresentadas se encontram disponíveis para a venda).

Nenhum comentário:

Postar um comentário