Translate

segunda-feira, 14 de julho de 2014

HISTÓRIA POSTAL – AEROFILIA - AEROLLOYD IGUASSU S.A. E SEU SERVIÇO AÉREO POSTAL


                                   
1. UM BREVE HISTÓRICO

Aerolloyd Iguassu S.A. foi uma companhia aérea com sede na cidade de Curitiba, fundada nos primeiros meses do ano de 1933, a Aerolloyd Iguassu era de propriedade de uma das maiores empresas paranaense do século XX, a Matte Leão (razão social, Leão Júnior S.A.), começando a operar (viagem inaugural) em 20 de julho de 1933 na rota Curitiba - São Paulo, com saídas do Aeroporto do Bacacheri , o primeiro da cidade (o Aeroporto Afonso Pena só seria construído em 1944).

Após alguns anos, a empresa fechou um contrato com o Departamento de Aeronáutica Civil (departamento ligado ao então Ministério da Viação e Obras Públicas) para operar vôos ao estado de Santa Catarina, ligando Curitiba as cidades de Joinville, Florianópolis e Itajaí.

Operando, inicialmente, com duas aeronaves Klemm KI 31 A (prefixos: PP-IAA e PP-IAB), em 1934 a frota da Iguassu foi ampliada com a aquisição de três aeronaves modelo Stinson Reliant da fabricante Stinson Aircraft Company

Em meios a dificuldades técnicas (falta de pilotos experientes, rotas com mudanças climáticas freqüentes, ocasionando cancelamento de viagens, e falta de mecânicos especializados) e o seu custo operacional não sendo coberto pelas receitas, a empresa Matte Leão vendeu para a Vasp toda a estrutura operacional e os contratos de rotas e a Aerolloyd Iguassu deixou de existir a partir de 28 de outubro de 1939.


1.1 O DECRETO N. 4.812 DE 28 DE OUTUBRO DE 1939

Abaixo segue o Decreto em seu inteiro teor para que o leitor entenda como foi realizada a transferência da Aerolloyd Iguassú S. A., para a empresa aérea Viação Aérea São Paulo S. A. (VASP):
DECRETO N. 4.812 DE 28 DE OUTUBRO DE 1939

Autoriza o Aerolloyd Iguassú S. A., a .transferir à Viação Aérea São Paulo S. A. (VASP) o seu contrato para execução das Linhas aéreas Curitiba-São Paulo e Curitiba  Florianópolis.

O Presidente da República, atendendo ao que requereu o Aerolloyd Iguassú S. A., com fundamento no item IV da cláusula XVI do contrato de 2 de setembro de 1937, e de acordo com a informação  Departamento de Aeronáutica Civil, em ofício n.3.291, de 19 deste mês, 

decreta:

Artigo único. Fica o Aerolloyd Iguassú S. A. autorizado a transferir á Viação Aérea São Paulo S. A. (VASP), com sede na capital do Estado de São Paulo, o contrato assinado em 2 de setembro. de 1937 e registrado pelo Tribunal de Contas em sessão de 22 do mesmo mês, para execução das linhas aéreas Curitiba São Paulo e Curitiba Florianópolis.

Parágrafo único. Da transferência ora autorizada lavrar-se-o o competente termo, cuja validade ficará dependendo do registro do Tribunal de contas.

Rio de Janeiro, 28 de outubro de 1939, 118º da Independência e 51º da República.

GETULIO VARGAS
João de Mendonça Lima

 2. HISTÓRIA POSTAL E CARIMBOLOGIA

Pelo decreto nº 22878 de 30 de junho de 1933, foi concedida a permissão a esta empresa, com sede em Curitiba para estabelecer tráfego aéreo em território nacional. 

Antes porém, já haviam sido executados vôos postais, o primeiro de experiência, com carimbo comemorativo, em 7 de maio de 1932, de Blumenau a São Paulo-Curitiba Joinvillle e finalmente, em 15 de janeiro de 1935 - São Paulo-Curitiba-Itajaí e Florianópolis, sempre com carimbos comemorativos. 

Abaixo segue imagens dos envelopes e carimbos comemorativos: