Translate

quinta-feira, 3 de julho de 2014

AS EMISSÕES DE ALLENSTEIN DE 1920 – (PLÉBISCITE / TRAITÉ DE VERSAILLES) - DEUTSCHE ABSTIMMUNGSGEBIETE (ALLENSTEIN) – UM BREVE ESTUDO



Em 1772, durante a primeira partição da Polônia, Allenstein (Olsztyn, em polonês), tornou-se parte do império prussiano. Em 1871, quando o Império Alemão foi criado, em seguida, tornou-se parte do estado da Prússia Oriental que era um distrito. Após o fim das hostilidades da I Guerra Mundial, a população de Allenstein foi autorizada a determinar através de um (plebiscito) se seria parte da Prússia Oriental ou Polônia.            

Como a Primeira Guerra Mundial terminou, Allenstein foi administrado temporariamente pelas Forças Aliadas. O Tratado de Versalhes, que marcou o fim formal da Primeira Guerra Mundial, previa em seus artigos 94 e 95 que Allenstein poderia realizar uma votação para determinar o seu alinhamento nacional. Este voto de autodeterminação é chamado de plebiscito.

Em abril de 1920, 28 selos postais alemães foram sobreposta com mensagens chamando a atenção para a próxima votação. 


Os primeiros 14 selos foram impressos com "PLEBISCITO / OLSZTYN / ALLENSTEIN", enquanto os outros 14 selos com "TRAITÉ / DE / VERSAILLES / ART. 94 et 95" referindo-se aos artigos 94 e 95 do tratado. Ambas as impressões sobrepostas são mostrados nas proximidades:


                                  


Em 11 de julho de 1920, o plebiscito foi realizado. Quase 98% da população votante optaram por permanecer com a Prússia Oriental. A área permaneceu sob controle alemão até o final da II Guerra Mundial, quando foi anexada pela Polônia, onde permanece até os dias atuais.

Os selos plebiscito não eram válidos para postagem por muito tempo. Até 20 de Agosto de 1920, foram invalidadas. Assim, os selos, e, consequentemente, a emissão total de selo do distrito, teve uma vida útil de não mais de 5 meses.  

                                  
                              
                                  


Curiosamente, estes selos não são muito caros, na condição de usado ou não utilizados (novos com goma). Alguém poderia pensar que, com um curto período de tempo e um período tão curto de validade postal que eles teriam uma certa raridade ou coisa parecida. No entanto este não é o caso dessas emissões. Logo abaixo um exemplar com a marca (Traité de Versailles) circulado com o carimbo de Allenstein (acervo do prório autor):

Selo nº 17 de 15 pf circulado com carimbo de Allenstein
                                                  

Essas emissões estão classificadas no catálogo alemão MICHEL - Volume I - de 2009, nas páginas 741/745.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário