Translate

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

SÉRIE DOS SELOS - LÉGION DES VOLONTAIRES FRANÇAIS CONTRE LE BOLCHÉVISME (LEGIÃO DOS VOLUNTÁRIOS FRANCESES CONTRA O BOLCHEVISMO) - 1942



Hoje vamos analisar e estudar a série lançada na França Légion des Volontaires Français contre le Bolchévisme”.

Muitos não sabem, mas a França  lutou ao lado dos alemães durante a Segunda Guerra Mundial, através da Legião de Voluntários franceses contra o bolchevismo (LVF) que era uma milícia não-governamental criada em 1941, logo após a invasão da URSS pelas tropas nazistas (Operação Barbarossa). Os voluntários franceses eram cometidos pelo ódio ao comunismo, lutaram ao lado dos alemães contra a URSS e aos seus colaboradores.

Les émissions philatéliques de la LVF (As emissões filatélicas da LVF):

Serie completa da LVF lançada no ano de 1942

Envelope circulado com vários carimbos de censura e selos da LVF

Envelope circulado com selo da série LVF com carimbos de censura alemães


O famoso bloco da LVF emissão de 21 de outubro de 1941

Até novembro de 1941, um carimbo "Ausbildungsstall Franzos. Legião / Briefstempel // (águia e suástica)" é aplicado a determinados envelopes. Há vários tipos de carimbos de censura e cores diferentes utilizados ao longo da guerra.

A Legião de Voluntários franceses contra o bolchevismo é um estatuto de entidade privada e associação milícia (regidos pela lei de 1901) que criou 08 de julho de 1941 por Marcel Deat (1894-1955), e presidido por Eugène Deloncle (1890-1944), e no entanto, é Jacques Doriot (1898-1945) quem foi o verdadeiro instigador. Tropas eram recrutados e agrupadas ao Quartel-Borgnis Desbordes em Versalhes.    
        

Este grupo é composto por tropas franceses que se formou logo após a invasão da URSS pelas tropas nazistas (Operação Barbarossa), os voluntários estavam empenhados em lutar sob comando alemão na primeiro ataque contra tropas regulares soviéticas, em seguida, em um segundo tempo contra adeptos russos.

O regime de Vichy tinha muito interesse em criar esta organização militar  sob comando alemão para combaterem na guerra. Assim, um primeiro contingente de 850 pessoas foram chamados para formar o 638 º Regimento de Infantaria da Wehrmacht. Essa divisão francesa integrava a 7.ª Divisão de Infantaria (Alemanha).

O regimento de infantaria 638º, como os oficiais alemães designavam a Legião dos Voluntários Franceses, iniciou sua luta nos arredores de Moscou em novembro de 1941.

Poster da LVF convocando os franceses à guerra


Você também!
Teus camaradas te esperam dentro da Divisão Francesa da Waffen-SS

Em junho de 1942, o LVF é transformado em Legion Tricolore, esta transformação é consagrada por um tríptico comemorativo emitido pelos Correios franceses e, como tal valores faciais para qualquer lugar França

REFERÊNCIAS:

- http://www.histoire-et-philatelie.fr/ (Site com excelente acervo e estudo sobre essas emissões francesas);

- http://pleidethouars.blogspot.com.br/ (Site francês a respeito da série da LVF);
- https://www.wikitimbres.fr/ (Site sobre os selos franceses);
- http://www.timbres-experts.com/ (Site de venda de selos franceses).

Nenhum comentário:

Postar um comentário