Translate

sábado, 28 de novembro de 2015

O SELO "RED MERCURY" DA ÁUSTRIA - UMA BREVE ANÁLISE SOBRE ESSA RARIDADE FILATÉLICA



O Red Mercury é o selo mais raro da Áustria e era destinado exclusivamente para uso em postagem de jornais.
The red Mercury goes under the hammer
Selo da Áustria o "Red Mercury"

Esta raridade depende das questões de cor dos primeiros selos de jornal a partir de década de 1850. Já em 1855, haviam três Mercury's em cores diferentes. O azul , o amarelo e o rosa. 
           
Selos para jornal surgiram na Áustria em 1851 e possuíam a imagem de Mercúrio, o deus mensageiro dos romanos. Não foram denominados, sendo que a cor do selo indicava seu valor. O selo azul correspondia a postagem de 1 jornal (6/10kr), o amarelo, para 10 jornais (6kr), e o rosa para 50 jornais (30kr). 
Na imagem podemos ver os Mercury's em diferentes cores
   
       

A sombra da Mercury amarelo foi relativamente mal escolhido, a imagem do deus era difícil de reconhecer, por outro lado com produtos químicos relativamente comuns, alguém poderia transformar o mais barato azul Mercury em um amarelo. Tudo isso levou à concepção do Mercury vermelho, que substituiria o amarelo em 1856.

Resultado de imagem para red Mercury stamp
Um Red Mercury FALSO, o STAMPEL está sem o trema no A
Resultado de imagem para red Mercury stamp
Um Red Mercury VERDADEIRO, o STAMPEL com trema no A



Esta é exatamente a razão pela qual este selo vale muito hoje. Menos de 120.000 peças foram produzidas, eles só foram emitidas por um tempo muito curto e talvez mais importante o wrapper jornais, onde você iria encontrar o selo, foram em quase todos os casos simplesmente jogados fora.


Em 1856 o modelo foi reimpresso em vermelho (ou escarlate), e tinha valor equivalente a 6kr. No entanto, foi rapidamente substituído por um novo modelo, emitido em 1858, e apenas poucos exemplares restam.

Catálogo filatélico informando aos colecionadores sobre as várias reimpressões existentes e o cuidado com as falsificações existentes a este exemplar

Atualmente esta raridade está sendo vendida no leilão de nº 154 da https://www.felzmann.de/en/default.aspx  no lote de nº 5140.

Referências:


- https://www.felzmann.de/en/news/3908/the-red-mercury-goes-under-the-hammer (Link sobre a história do selo “the Red Mercury”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário