Translate

domingo, 22 de junho de 2014

RMS TITANIC - 100TH ANNIVERSARY OF THE SHIP’S DISASTER - WHITE STAR LINE



Aqui vai mais uma dica sobre a filatelia temática sobre navios e em especial o Titanic, são várias as emissões sobre esse tema que recentemente completou seus 100 anos de sua tragédia.

O RMS Titanic foi um navio transatlântico da Classe Olympic operado pela White Star Line e construído nos estaleiros da Harland and Wolff em Belfast, na Irlanda do Norte

Na noite de 14 de abril de 1912, durante sua viagem inaugural, entre Southampton, na Inglaterra, e Nova York, nos Estados Unidos, chocou com um iceberg no Oceano Atlântico e afundou duas horas e quarenta minutos depois, na madrugada do dia 15 de abril. Até o seu lançamento em 1912, ele fora o maior navio de passageiros do mundo.

Com 2.240 pessoas a bordo, o naufrágio resultou na morte de 1517 pessoas, hierarquizando-o como a maior catástrofe marítima de todos os tempos (em tempos de paz).

O Titanic provinha de algumas das mais avançadas tecnologias disponíveis da época e foi popularmente referenciado como "inafundável", na verdade, um folheto publicitário de 1910, da White Star Line, sobre o Titanic, alegava que ele foi "Praticamente insubmergível". 

Foi um grande choque para muitos o fato de que, apesar da tecnologia avançada e experiente tripulação, o Titanic não só tenha afundado como causado grande perda de vidas humanas.