Translate

domingo, 8 de junho de 2014

RECIFE - TORRE DO ZEPPELIN - ROTA DO DIRIGÍVEL NA CAPITAL PERNAMBUCANA



A Torre do Zeppelin localiza-se no bairro do Jiquiá, no antigo Campo do Jiquiá, na cidade do Recife, estado de Pernambuco, no Brasil. Foi a primeira estação aeronáutica para dirigíveis da América do Sul, e é o único objeto do seu tipo ainda de pé no mundo.

História

Entre 1930 e 1938 o Recife foi uma das primeiras cidades nas Américas com conexão direta (non-stop) para a Europa, especialmente para a Alemanha. Foi na cidade a primeira parada do Zeppelin na América depois que ele saiu da Europa.

A Torre do Zeppelin é uma antiga estação de atracação dos dirigíveis Zeppelin, que fizeram as suas viagens ao Recife a partir de 1930. Em 1930, o LZ 127 Graf Zeppelin fez sua primeira viagem ao Brasil, chegando à cidade do Recife, no estado de Pernambuco, em 21 de maio. Em virtude da ausência de instalações adequadas no Campo dos Afonsos, na cidade do Rio de Janeiro, nesses primeiros anos de operação o Graf Zeppelin atracava na cidade do Recife, onde os passageiros eram desembarcados e seguiam viagem para o Rio de Janeiro em aviões da empresa aérea Sindicato Condor.

Em 26 de dezembro de 1936, a instalação de atracação no Rio de Janeiro foi inaugurada, na qual além de contar com uma torre de atracação, trazida da Alemanha, nela foi erigido um gigantesco hangar, iniciando assim nesse periodo uma linha regular de transportes aéreos que fazia a ligação entre o Rio de Janeiro e a cidade de Frankfurt, na Alemanha, com escala no Recife. Em abril de 1936, o maestro Heitor Villa-Lobos embarcou no LZ-129 Hindenburg em direção à Europa. Em 1938 as operações da linha foram encerradas. Esse hangar ainda existente é hoje a Base Aérea de Santa Cruz.

Dos nove voos da linha aérea alemã ligando o Brasil à Europa nesse curto período, quatro dessas viagens foram realizadas pelo Hindenburg e as outras cinco pelo Graf Zeppelin, que atracavam na Torre do Zeppelin.

Situação atual

É atualmente a única torre de atracação de dirigíveis Zeppelin no mundo, preservada em sua estrutura original. No entanto, nos anos 1980 e depois de 2005 a Torre do Zeppelin foi restaurada, e desde essas intervenções, algumas partes originais não se encontram mais na Torre do Zeppelin. A Prefeitura do Recife, em convênio com a Infraero, planeja promover a restauração da estrutura, inscrita em uma Área de Preservação Ambiental.




Nenhum comentário:

Postar um comentário